Muitas pessoas não sabem a diferença entre o achocolatado, chocolate em pó e o cacau em pó. Sendo assim, iremos falar um pouco sobre cada um, para que possamos entender a diferença entre eles e assim saber fazer as melhores escolhas.
👉Achocolatado: contém 80 a 90% de açúcar e 10 a 20% de cacau e aditivos químicos. Este produto é o mais consumido e é a opção menos indicada, pois é composto por basicamente açúcar, além de conter inúmeras outras substancias.
👉Chocolate em pó: contém 50% de açúcar e
50% de cacau. Porém em alguns produtos o percentual de cacau pode ser menor, pois segundo a recomendação do Ministério da agricultura os chocolates em pó devem conter no mínimo 32% de cacau em pó em sua composição. E em alguns produtos são adicionados aromatizantes, solubilizantes e outros aditivos químicos. Sendo assim devemos nos atentar ao rótulo do produto, escolhendo aquele que possuem menos ingredientes. Devido a menor quantidade de açúcar, o chocolate em pó se torna mais interessante comparado ao achocolatado.
👉Cacau em pó: contém 100% cacau, ou seja, é puro. Por não conter açúcar, o cacau em pó é a melhor opção. Possui um sabor bem intenso e amargo. Vale salientar que o cacau apresenta diversos benefícios à saúde. São os polifenóis, do tipo flavonóis, presentes no cacau que o fazem tão saudável e nutritivo e são os responsáveis pela capacidade antioxidante desse alimento.
✅Dica das nutris: Podemos perceber que o cacau em pó é a melhor opção para consumo. Mas algumas pessoas relatam dificuldade para consumir devido ao sabor amargo. A dica é se atentar à quantidade de cacau adicionada, que por ter um sabor intenso, deve ser adicionado em pequena quantidade (adicione aos poucos e prove). Para aqueles que ainda assim apresentam dificuldade para consumir o cacau em pó, inicie trocando o achocolatado pelo chocolate em pó (que tenha 50% de cacau), e mude gradativamente para o uso de cacau em pó.
Referencias Bibliográficas:
Conheça os
benefícios do Cacau. http://www.paraibuna.sp.gov.br/painel/noticias/anexo_1264_16042014140854.pdf.