LIGHT,
DIET E ZERO
Você sabe a diferença entre os produtos light, diet e zero? Muitas vezes, os consumidores procuram por esses alimentos, porém não sabem ao certo o que significam essas denominações. Entenda as principais diferenças entre elas:
- DIET: São alimentos para fins especiais, ou seja, formulados especialmente para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas. Sendo assim, nos produtos diet há a retirada de um de seus componentes, como por exemplo açúcares, gorduras, proteínas e sódio. Por isso são indicados para portadores de doenças como, diabetes, hipertensão, etc. onde há necessidade de dieta com restrição de nutrientes de acordo com a patologia apresentada
- LIGHT: São alimentos que apresentam a quantidade de algum nutriente ou de seu valor energético reduzido, quando comparado a um alimento convencional. Os alimentos devem ter pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para emagrecimento.
- ZERO: São alimentos isentos de algum nutriente, comparados com a versão tradicional. Para existir a alegação de, por exemplo, “zero açúcar”, o produto pode apresentar no máximo somente 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo.
Cuidado! Os alimentos diet nem sempre possuem o valor calórico reduzido, pois são específicos para alguma doença, podendo não ser úteis para perda de peso. Como por exemplo, no chocolate diet, o açúcar é substituído por adoçantes no momento de sua fabricação, e assim ocorre uma modificação na textura do alimento. Os fabricantes acabam adicionando mais gordura ao produto, para obtenção da textura habitual, o que faz com que o total de calorias do chocolate diet fique semelhante a do chocolate tradicional. Assim também pode ocorrer com os produtos light, que embora sejam recomendados em dietas para emagrecimento, o valor calórico pode não estar reduzido quando comparado com produto tradicional, devido a adição de componentes para melhorar o sabor e aceitação do produto.
Dica das Nutris: fiquem sempre atentos aos rótulos dos alimentos na hora da compra. Quanto mais informações e orientações sobre os produtos menores são riscos de equívocos e desperdício de dinheiro!
Referencia bibliográfica:
Diet,
light ou zero? Acesso em: http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/alexandre_lima/diet_light_zero1.pdf
Alimentos DIET, LIGHT, ZERO… o que significam?
Acesso em: http://www.fsp.usp.br/crnutri/index.php/2017/01/11/alimentos-diet-light-zero-o-que-significam/
No final das contas diet e zero são as mesmas coisas !!
ResponderExcluir