quarta-feira, 12 de julho de 2017

Qual açúcar devo consumir?

Para fazer a escolha certa de qual açúcar utilizar é necessário conhecer quais são os tipos de açúcar e suas diferenças. As principais diferenças entre os açúcares estão no sabor, cor e na composição nutricional de cada tipo.
A matéria-prima do nosso açúcar é a cana. Antes de chegar à nossa mesa, a planta passa por diversas etapas de fabricação. Dentre essas etapas, os tipos mais brancos de açúcar passam pelo refinamento, quando o produto recebe tratamentos químicos para melhorar seu gosto e seu aspecto. E a grande diferença está na etapa de refinamento, pois o uso de aditivos químicos acabam interferindo no teor de nutrientes do produto.
# A regra básica é: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo de refinamento.
Dentre os açúcares temos:
▪Cristal: É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento , que retira 90% dos sais minerais. 
▪Refinado: Também conhecido como açúcar branco, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre, que tornam o produto branco e delicioso, porém esse processo retira vitaminas e sais mineirais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes).
▪Açúcar light: Este açúcar surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que, por suas características, adoça quatro vezes mais que açúcar comum. Por isso ao utilizá-lo deve-se usar menor quantidade que o açúcar comum e por isso ingere-se menor quantidade de calorias.
▪Orgânico: É diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder do adoçante.
▪Mascavo: É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. 
▪Demerara: Também usada no preparo de doces. Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.
⚠Em 100g de açúcar mascavo encontra-se 127mg de cálcio, 80mg de magnésio, 38mg de fósforo e 522mg de potássio, já em 100g de açúcar cristal há apenas 4mg de cálcio, 1mg de magnésio, traços de fósforo e 3mg de potássio.
*Dica das nutris: O açúcar deve ser utilizado com moderação, pois o consumo excessivo desse alimento favorece: Obesidade e sobrepeso, risco aumentado de diabetes, cáries, entre outros. Opte pelo açúcar mascavo ou demerara, que como vimos possuem maior teor de nutrientes. Evite adoçar bebidas como chás e sucos de frutas (escolha frutas maduras, que tendem a ser mais doces).
Para dúvidas e sugestões entrem em contato ;)

Referências:
TACO. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação. Universidade Estadual de Campinas [NEPA/ Unicamp]. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos [TACO]: versão 1. São Paulo. 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabe o que é dieta detox?

Dietas de detoxificação são intervenções de curto prazo que têm por objetivo de eliminar as toxinas do corpo e ajudar na perda de peso. É b...